Nutrição e imunidade

Gengibre e limão podem ajudar no fortalecimento da imunidade

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Não poderia deixar de falar do Assunto do momento: Imunidade! Afinal de contas, estamos numa Pandemia! Tentando combater um Vírus que desperta nosso Sistema Imunológico e causa complicações desastrosas e fatais ao nosso corpo: o COVID19.
Não passo um dia sem receber uma pergunta ou dúvida ou dica sobre esse assunto.
E já que a Nutrição é a mola mestra da Modulação do nosso Sistema Imunológico, vamos pensar e falar sobre isso!
Inicialmente precisamos saber que Imunidade é o termo de que dá ao nosso Sistema de defesas.
Digamos que nossas células imunológicas são como soldados que fazem barreiras ou atacam agentes exógenos que perturbam o bom funcionamento do nosso corpo e que, quando esses nossos “soldados” não aparecem ou perdem a batalha, somos acometidos por processos inflamatórios e infecções capazes de instalar várias doenças em nosso corpo.
Também, é preciso entender que temos dois tipos de imunidade: a inata, nascemos com ela, e a Adquirida, que como o próprio nome diz, adquirimos á medida que vamos sendo expostos a agentes exógenos.
Não é de hoje que sabemos que nosso corpo precisa de atenção para manter seu bom funcionamento. Sabemos que uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle do estresse são fundamentais para Saúde.
Mas, em tempos de pandemia, o que podemos fazer para fortalecer ainda mais o nosso Sistema Imunológico?
A ciência já provou que estresse e tensão perturbam nossos hormônios, que por consequência, afetam nosso Sistema Imunológico.
Portanto, inicialmente precisamos nos acalmar. Isso mesmo ter clareza do momento em que estamos vivendo e nos cuidar!
E esse cuidado deve iniciar pelo controle do estresse e das emoções. Eu não estou dizendo que é uma tarefa fácil, mas, é possível e precisamos tentar!
Ações simples como respirar, meditar, tomar um chá mais relaxante, filtrar as informações, pensar positivo, resolver uma questão de cada vez, podem ajudar.
Mas, e a Nutrição? O que posso fazer pela Imunidade?
Vamos olhar para nosso intestino. Ele é fundamental para nossa Imunidade. Portanto, cuide do bom funcionamento do seu. Se tiver alguma intolerância alimentar ou doença autoimune evite contato com alimentos alergênicos.
Além disso, cuide do seu intestino comendo comida de verdade, evitando industrializados, excesso de açúcar, de farinhas brancas e de álcool.
Paralelo a isso aumente o consumo de alimentos com potencial antioxidante. Aqui eu destaco vegetais, frutas, extrato de própolis, gengibre, cúrcuma, moringa, spirulina entre outros.
Também é importante tomar um pouco de sol diariamente e dormir bem.
Com esses cuidados simples, que você pode facilmente colocar em sua rotina, eu garanto que vai se sentir melhor e seu corpo estará mais preparado para enfrentar as doenças que possam surgir.
Um beijo 😉
Lucilene Nutri
Mais informações: entre em contato com a Nutri (link do contato)
Receitas para sua Imunidade? Fogão da Nutri (link do canal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *